Qual é a Estratégia?


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Imagine a cena, você entra em um restaurante, é recebido por um metrie gentil e atencioso que o deixa totalmente à vontade para escolher a mesa que mais lhe agrada, você se senta e ele te entrega o cardápio e faz todas as explicações iniciais. Baseado nessas explicações, no que lê e na foto, você faz o seu pedido. Passado algum tempo, ao chegar o seu pedido, o primeiro ato é comparar com a foto que havia visto no cardápio, o segundo ato é sentir o aroma do prato e o terceiro é realmente degustá-lo, nesse momento você fecha os olhos e sente uma sensação única e marcante.

Ao retornar para casa, você lembra da experiência que acabou de ter e a sua boca imediatamente se enche de saliva e nesse momento conclui, esse está na minha lista e tenho que voltar. Conseguiu imaginar a sensação? Acredito que sim, pois comer é um dos grandes prazeres da vida. Se isso já aconteceu com você, o restaurante em questão conseguiu “entregar” a sua value proposition (proposição de valor).

Já trabalhei com algumas dezenas de empresas e sempre no início do trabalho faço uma perguntinha básica. “Qual é o Objetivo?”, e quando escuto emendo com outra “Qual é a Estratégia?”. São perguntas tão básicas e infelizmente é raro conseguir uma resposta satisfatória.

Voltando ao nosso prato maravilhoso, o restaurante fictício ou não citado, poderia ter uma proposição de valor do tipo: “Despertar as melhores sensações em nossos clientes”. E ele conseguiu, pois quando passamos por uma experiência dessas, anotamos no nosso caderninho onde sempre temos os “Top 5”, que quando temos qualquer oportunidade, o consultamos, ora para voltarmos a sentir a mesma sensação, ora para sugerir a alguém que passe pela mesma experiência.

Isso tudo acontece porque todos no restaurante tinham conhecimento da proposta de valor e trabalharam harmoniosamente para que ela fosse entregue. Quando digo harmoniosamente, estou falando do Chef (intangível) até os ingredientes (insumos), passando por colaboradores qualificados e motivados em um ambiente agradável (capital).

Imagine agora o seu negócio, você já tem a resposta para as duas perguntas feitas acima? Ótimo, então está na hora de certificar se todos em sua organização entendem a resposta, ou seja, todos devem compreender o seu papel para o cumprimento do objetivo, o processo entre sair de um ponto para atingir outro (objetivo) com uma estratégia definida, tem que estar desenhado no papel (mapa estratégico) e todos tem que saber ler. Esses são os termos operacionais, ou seja, os caminhos para atingir o objetivo e o processo de execução tem que ser acompanhado de perto, esse é o papel do “navegador”, ou seja, do conselho de administração, mas esse é uma assunto para um outro momento.

Um forte abraço!

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Em 18 de fevereiro de 2013 , por Amauri Nóbrega em Consultoria.
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