Processos-chave: Planejamento das Operações.


No BSC não existe uma perspectiva mais importante do que a outra, falo sempre que o sucesso irá vir com o equilíbrio entre elas, mas digo com toda a certeza, se a perspectiva dos processos internos não for muito bem trabalhada, as outras perdem a sua importância. Estrategicamente essa perspectiva é chave para todo o processo de implementação de um Balanced Scorecard com sucesso.

 
Ao escolher o BSC como metodologia de gerenciamento da execução da sua estratégica, você já tem que ter trabalhado em um desenho de um programa de melhoria de processos para ser discutido e validado nas reuniões iniciais do planejamento estratégico.

 
Invariavelmente quando falamos em programa de melhoria de processos, estamos falando de Qualidade. É objetivo dos executivos alinharem os seus programas de qualidade (TQM) com os objetivos estratégicos da organização, senão corre-se o risco de investir dinheiro e algo muito mais valioso que é o tempo, em algo que não estará contribuindo para o sucesso da estratégica.

 
O alinhamento dos programas de qualidade e de melhoria de processos com foco na estratégia tem que começar pela proposta de valor a ser entregue ao cliente. Esse tem que ser o centro de qualquer estratégia.

 
Você pode classificar os processos quanto a diferenciação gerada. Estratégicos são aqueles que contribuem para que a empresa tenha um diferencial, e os Vitais que são aqueles que não precisam ser excelentes para que a empresa tenha um diferencial.

  
Certa vez li uma frase sobre essa forma de classificar os processos-chave que ilustra bem a importância do alinhamento da qualidade com o BSC. “A qualidade mostra como pescar. O Balanced Scorecard ensina onde pescar.”

 

Amauri Nóbrega é consultor executivo, coache, palestrante e autor de diversos artigos sobre Gestão Estratégica, BSC e Gestão Estratégica da Carreira.

Artigo protegido por direitos autorais. Reprodução parcial ou total desta obra está autorizada desde que citada a fonte www.amaurinobrega.com.br.


Em 30 de setembro de 2009 , por Amauri Nóbrega em Consultoria.
Comentários desativados em Processos-chave: Planejamento das Operações.

Comments are closed.