Iniciativas Estratégicas: O “Como”.


A Segunda Lei de Newton afirma que é preciso de uma força externa para movimentar um corpo em repouso. Contraponto a sua Primeira Lei (Lei da Inércia), digo que na área corporativa, essa lei não existe, pois se a sua organização está parada, tudo ao seu redor está em movimento, inclusive a concorrência, então, na verdade você está andando para trás. Agora infelizmente, a Segunda se faz presente na maioria das organizações.

 
As iniciativas estratégicas são o “como” iremos fazer para atingir os objetivos e metas definidos anteriormente. E para que ela tenha sucesso, existem alguns pontos básicos que devem ser levados em consideração na hora que formos trabalhar nesse item do Planejamento Estratégico.

 
O primeiro ponto é criar um portfólio de iniciativas para cada tema estratégico, daí a importância de ter definido bem claramente os temas estratégico e que sejam objetivos, pois se forem muito vagos, iremos ter problemas nesse estágio.

 
O segundo ponto a ser levado em consideração é a parte financeira (STRATEX). “Como” a organização irá financiar todas essas iniciativas “definidas” como estratégicas? E é certo que nesse momento deveremos criar uma priorização. Para que isso aconteça de forma clara e objetiva, teremos que analisar quais são as iniciativas que terão um retorno alinhado a nossa proposta de valor a ser percebida pelo cliente.

 
E terceiro, e não menos importante, temos que escolher os donos. Todas as iniciativas têm, obrigatoriamente, de ter donos que serão responsáveis pela sua execução e deverão prestar contas do sucesso ou não de suas ações. Esses donos podem ser líderes ou equipes.

 
A equipe executiva da organização é totalmente responsável por esse trabalho. Depois de identificar, classificar e selecionar as iniciativas para cada tema estratégico, deverão definir financiamento para que as mesmas se tornem realidade, delegar responsabilidade, acompanhar a execução e avaliar se o cumprimento das metas definidas no início do processo estão de acordo com o planejado.

  
Amauri Nóbrega é consultor executivo, coache, palestrante e autor de diversos artigos sobre Gestão Estratégica, BSC e Gestão Estratégica da Carreira.

Artigo protegido por direitos autorais. Reprodução parcial ou total desta obra está autorizada desde que citada a fonte www.amaurinobrega.com.br.


Em 14 de setembro de 2009 , por Amauri Nóbrega em Coaching.
Comentários desativados em Iniciativas Estratégicas: O “Como”.

Comments are closed.