Gestão de Pessoas x BSC: É possível uma convivência?


É Imprescindível. É fato que o BSC é um poderoso sistema de mensuração, agora é possível mensurar o RH? É fato que toda organização tem que montar a sua estratégia de forma que venha a criar uma vantagem competitiva sustentável no longo prazo e assim criar valor para os seus stakeholders, mas como saber se o meu RH está comprometido com essa estratégia?

Hoje é cada vez mais concesso entre os executivos que os profissionais de recursos humanos tem que adotar uma perspectiva mais estratégia em suas organizações. Na última década, eram reconhecidos aqueles que conseguiam criar valor através de algo tangível, hoje os tempos são diferentes, o foco é nos ativos intangíveis, e é aqui que o BSC entra.

Todos vocês executivos, não importa o tamanho da sua empresa, têm que voltar as suas atenções para a área de recursos humanos. Tem que transformar os profissionais de RH em parceiros estratégicos, caso não o faça, as chances de ser um fiasco a sua estratégia são grandes.

Hoje, em termos de bens duráveis, tecnologias, etc, etc, está tudo muito igual. Você pode ir no mercado ou até mesmo fora do Brasil e buscar novas tecnologias que aparecem todos os dias, entretanto, isso não mais representa um fator diferenciador entre uma empresa e outra, ou entre um produto e outro, então como conseguir criar valor para os meus stakeholders?

Talentos. A empresa pode perder tudo, mas se conseguir preservar os seus talentos, suas habilidades, seus conhecimentos, conseguirá retornar ao mercado com certa rapidez, agora se perdê-los, o retorno jamais acontecerá.

Se você ainda não sabe, verifique onde, no seu mapa estratégico, existe a influência direta ou indiretamente do RH. Verifique em todos os processos, em cada uma das perspectivas, onde o RH têm papel fundamental no sucesso. Alinhe o papel do RH com sua estratégia e crie um sistema de mensuração estratégico para ele urgentemente, caso você queira vencer nesses tempos de crise.

 

Amauri Nóbrega é consultor executivo, coache, palestrante e autor de diversos artigos sobre Gestão Estratégica, BSC e Gestão Estratégica da Carreira.

Artigo protegido por direitos autorais. Reprodução parcial ou total desta obra está autorizada desde que citada a fonte www.amaurinobrega.com.br.


Em 27 de julho de 2009 , por Amauri Nóbrega em Consultoria.
Comentários desativados em Gestão de Pessoas x BSC: É possível uma convivência?

Comments are closed.