Criação de valor. Esse é o foco de suas decisões?


Nessa semana, em um evento da HSM com John Percival, uma referência mundial no ensino de Finanças, ele fez vários questionamentos, porém acredito que o principal deles é se “os decisores conhecem as implicações financeiras de suas decisões?”

 
Nos clientes da CINCO que temos projetos de desenvolvimento e implantação de Gestão Estratégica com o uso do Balanced Scorecard, a maioria dos seus decisores, ou seja, os seus executivos, querem colocar em prática a sua estratégica, porém, muitas vezes elaboram uma estratégia que não condiz com as suas condições financeiras.

 
Lógico, concordo que temos que nos arriscar, isso faz parte do “jogo”, entretanto, para mim existe o risco aceitável (calculado) e já outros são otimistas ao extremo. Conhecemos vários exemplos desse segundo caso, apenas para citar um deles, bem atual, o caso da Sadia.

 
Uma das perspectivas do BSC é a financeira, e quando vamos desenvolver um BSC baseado na estratégia que muitas vezes os executivos criaram e defendem como sendo a “melhor do mundo”, algumas questões sempre ficam sem respostas. Quando questiono se a estratégia defendida com “unhas e dentes” irá criar ou destruir valor no longo prazo, em um primeiro momento se instala um silêncio fúnebre no ar, olhares correm de um lado para o outro e…

 
Quando pensamos em uma estratégia, temos que também pensar se ela irá efetivamente criar valor no longo prazo. Bom, então você pergunta: Tenho que fazer Finanças pensar de maneira Estratégica ou a Estratégia pensar como Finanças? Os dois. Não existe separação. Bom, mais ai é muito difícil. Pois é meu amigo(a), bem vindo ao mundo dos Executivos. Se alguém falou com você que seria fácil, desculpe, mas ele “roubou o seu dinheiro”. Os três processos-chave trabalham juntos, e quando você for desenvolver o seu mapa estratégico, irá ter que trabalhar nas quatro perspectivas do BSC, não só na financeira. Mas esse é assunto para outro momento.

 

Amauri Nóbrega é consultor executivo, coache, palestrante e autor de diversos artigos sobre Gestão Estratégica, BSC e Gestão Estratégica da Carreira.

Artigo protegido por direitos autorais. Reprodução parcial ou total desta obra está autorizada desde que citada a fonte www.amaurinobrega.com.br.


Em 7 de agosto de 2009 , por Amauri Nóbrega em Coaching.
Comentários desativados em Criação de valor. Esse é o foco de suas decisões?

Comments are closed.